.: CLASSE PREPARATÓRIA :.

Percebendo a presença de um número significativo de alunos, com as mesmas características e necessidades pedagógicas especiais, impossibilitados no momento, por razões diversas, de prosseguirem os estudos em classes de conteúdos regulares, criamos no ano letivo de 2004, uma classe com características diferenciadas para atender neste momento tais alunos, dentro de seus reais comprometimentos.

A classe recebeu a denominação de CLASSE PREPARATÓRIA e tem como objetivo remoto, servir de tempo de preparação para futura qualificação profissional ou reintegração ao trabalho acadêmico.

PERFIL DOS ALUNOS

ü Todos com idade cronológica acima da faixa convencional.
ü Todos com o processo de alfabetização incompleto, lendo e escrevendo ainda com muita dificuldade.
ü Todos com muita dificuldade para o trabalho de análise e síntese.
ü Todos com queixa de excesso de conteúdo convencional, mesmo sendo esse conteúdo simplificado.
ü Todos com muita dificuldade para estabelecer relações de tempo e espaço.
ü Todos com muita dificuldade para entender os conceitos matemáticos.

PROPOSTA PEDAGÓGICA DA CLASSE PREPARATÓRIA

1- Presença de uma professora polivalente (especializada em alfabetização) fixa, que trabalha basicamente:

* ALFABETIZAÇÂO
a) leitura e escrita
b) interpretação de pequenos textos
c) ampliação de vocabulário
d) estruturação de frases

* ATUALIDADE
a) conhecimentos gerais trabalhados através da leitura diária de jornais, revistas, periódicos, etc
b) pequenas experiências que possam levar à aprendizagem de conceitos básicos .
c) saídas para teatros, exposições, concertos,etc , visando sempre atividades que desenvolvam o lado cultural e artística.

* MATEMÁTICA
a) Aritmética básica.
b) Operações fundamentais como embasamento para aprimorar conceitos de dinheiro, troco, horas, etc.
c) Passeios de vivência para mercados, feiras, lojas, etc.

2 - Presença de 4 professores complementares para o trabalho com:

INFORMÁTICA - (2 vezes por semana)
" Preparando o futuro digitador / auxiliar no trabalho de digitação

* CULINÁRIA - (3 vezes por semana)
" Através do preparo de alimentos aprender noções básicas de Química e Física , sem sistematização , apenas pela vivência.
Ex : Fervura da água ; Substâncias que se dissolvem ; Estados da Matéria ; etc
" Auxiliando também na alfabetização (escrever receitas, trocar receitas, ler pequenos rótulos e ingredientes, etc)

* ARTESANATO ou MARCENARIA - (3 vezes por semana)
" Objetivando trabalhar a criatividade e a parte motora fina.
" Preparação remota para a formação do artesão. (qualificação profissional)
" Exposição e venda dos produtos criados.

* EDUCAÇÃO FÍSICA - (2 vezes por semana)
" Objetivando trabalhar a coordenação dos grandes músculos e a propiciar atividade física e de lazer.
" Trabalhar jogos que estimulem a lógica (dama, xadrez, dominó , etc )

3 - Presença de um Coordenador, responsável pelos trabalhos e planejamentos, responsável pelos contatos com os terapeutas e com os Pais dos alunos.

CARGA HORÁRIA SEMANAL
-25 horas

PERÍODO
- Tarde (13:15 as 17:40 hs)

ASPECTO SOCIAL
Os alunos desta classe participam de todas atividades propostas pela escola. (Excursões, Essencíada, Feira Cultural, Halloween, Festa Junina, Biologia Marinha, etc).

A CLASSE NÃO TEM EQUIVALÊNCIA PEDAGÓGICA E CONSEQUENTEMENTE
NÃO TEM AVALIAÇÕES DENTRO DOS PADRÕES CONVENCIONAIS.

EssÍncia Equipe de Ensino | Rua Moraes de Barros, n° 600 - Campo Belo - São Paulo - Telefax: 5542.8520 / 5044.1306